Olá meninas! Já falamos aqui sobre o cimento queimado. Hoje vamos falar sobre o concreto aparente.
Para começar, é importante dizer que embora os dois possam ser parecidos na cor e na aparência, o concreto aparente é um método construtivo, e o cimento queimado é um tipo de acabamento. Isso significa que o concreto aparente é um material estrutural, ou seja, faz parte da estrutura da construção (viga, pilar, parede).
O concreto aparente chegou como tendência, mas veio para ficar. É uma característica forte da arquitetura contemporânea, marca da arquitetura brasileira, especialmente na década de 60. Muitos arquitetos utilizam essa "técnica"; nosso querido Niemeyer, Rino Levi, Ruy Ohtake, Vilanova Artigas, Eduardo Corona, Paulo Mendes da Rocha, entre outros.
A vantagem desse tipo de "acabamento" é que ele não precisa de reboco ou revestimentos. É um visual "in natura", por assim dizer. As formas utilizadas na construção definem o aspecto final, então você deve optar pelo sistema construtivo (ripas, placas) pensando na questão estética.
Embora o concreto aparente não exija muitos cuidados, dependendo da exposição do material à água ou ao sol, é importante a utilização de produtos impermeabilizantes, como silicone ou resina acrílica.
Se você amou essa ideia mas não está construindo sua casa para poder incorporá-la na estética, não se desespere. Hoje existem técnicas de pintura que reproduzem muito bem esse aspecto de concreto aparente.
Existem diferentes formas de obter o efeito concreto. Aí vão algumas dicas:
# Misturar cimento + cola branca + bianco vedacit + aplicação de cera ou verniz acrílico incolor de acabamento brilhante;
Deve-se fazer uma mistura de cimento + cola branca + bianco vedacit. O profissional poderá fazer a mistura destes materiais e obter uma argamassa de cimento para aplicar na parede e obter o efeito cimento queimado. Por fim, a aplicação de verniz ou cera dão acabamento e deixam um efeito mais "liso".
Dica importante: Após aplicar a argamassa é só aguardar 24 horas de secagem do material, lixar a superfície para eliminar possíveis rebarbas e aplicar verniz ou cera sobre a argamassa para obter o acabamento final de cimento queimado.
# Efeito concreto Suvinil;
# Cimento queimado Mset.
Você pode comprar materiais já prontos para obter o efeito cimento queimado. O efeito concreto Suvinil ou cimento queimado Mset. Para quem quer menos sujeira, a opção da Suvinil é bem interessante. Abaixo o vídeo da Suvinil ensinando a técnica. Você pode até não pôr a mão na massa, mas pelo menos vai saber se o pintor está fazendo direitinho!
Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Até quarta que vem.
Mandem opções de postagem, dicas e dúvidas: coisinhasdenoiva.gi@gmail.com
Beijos
Gi
No comments:
Post a Comment