Talvez você já tenha se perguntado porque tantos projetos de sala com televisão possuem painéis. A resposta é simples. Além de decorativo, o painel esconde a fiação que conecta a TV com outros equipamento eletrônicos e cria um ponto de interesse (ponto focal) dentro do ambiente.
Existem inúmeros materiais e configurações possíveis para os painéis. Além do MDF, que é o material mais comum, podem ser feitos em gesso, em vidro, espelho, madeira de demolição, tijolinho e outros materiais especiais, como mármore, por exemplo.
Algumas pessoas não gostam do espaço da televisão dentro do ambiente de estar e não tem escolha pela restrição de espaço dentro da casa. Outras simplesmente não querem chamar atenção para a TV, e preferem que ela apareça como um elemento secundário. Alguns artifícios podem ser utilizados quando a ideia é fazer com que a televisão passe um pouco mais "despercebida".
O painel em espelho e o fundo com cor uniforme (imagem abaixo) tiram o foco da televisão dentro do espaço de estar.
Utilizar outros quadros para compor com a televisão também tiram a atenção do equipamento, porém podem criar um ambiente um pouco carregado. Para criar ambientes mais leves e não destacar tanto a televisão, opte por apoiar o equipamento no rack. Essa forma de uso libera as paredes atrás e permite o uso de quadros, papéis de parede ou materiais que valorizam o ambiente, mas não necessariamente destacam a TV.
Conceitualmente, o painel não é apenas um elemento criado para sobrepor à parede. Também consideramos painel a parede que utiliza cores ou elementos de destaque, de forma que o resultado final caracterize uma espécie de "enquadramento".
Na hora de escolher qual dessas opções combina mais com a sua casa, observe alguns detalhes como o tamanho da TV e distância até o sofá. Os espaços, cada vez menores, podem causar problemas de vista quando a televisão é muito grande e a distância até o observador é pequena. Essa informação normalmente está presente nos manuais dos televisores, portanto, antes de sair comprando o maior e mais moderno equipamento do mercado, verifique se o seu espaço permite um aparelho naquelas dimensões.
A altura do eixo (ponto médio da TV) até o piso é normalmente de 1,50 m do piso. Ou seja, na hora de instalar, o meio da TV deve estar a essa altura do piso1,50 m a partir do piso. No entanto, quando as distâncias entre TV e sofá forem muito pequenas, essa medida cai para 1,20 m, aproximadamente.
Se você não vai usar os tradicionais painéis mas quer fixar a TV na parede e esconder a fiação, uma boa dica é chamar um pedreiro e embutir conduítes de 2 polegadas na parede que façam o caminho dos fios da TV até os equipamentos eletrônicos (atrás do rack).
Meninas, este é um blog de casamento, mas quem casa quer casa, não é mesmo? Então se você está de mudança e quer dicas ou tem dúvidas de como decorar a sua nova casa, envie um email para mim: coisinhasdenoiva.gi@gmail.com.
Até semana que vem.
Beijos.
Gi
É sua primeira vez por aqui? Então vou me apresentar: meu nome é Giovanna Gregoratto, sou arquiteta e publicitária e trabalho com projetos residenciais, comerciais e com consultorias em arquitetura de interiores. Toda quarta-feira escrevo sobre decoração no blog Coisinhas de Noiva, trazendo ideias e dicas super legais para você utilizar em casa.
Para encontrar as postagens é fácil, basta digitar decoração na busca do blog. Quer saber um pouco mais sobre o meu trabalho? Escreva para mim: coisinhasdenoiva.gi@gmail.com.
No comments:
Post a Comment