Olá meninas!
Dando continuidade ao post anterior sobre músicas para casamento, vamos nos deliciar agora nas músicas nacionais.
Como sou uma pessoa contra qualquer tipo de preconceito, na música, não é diferente. Acho uma bobagem rotulações superficiais e discriminação por estilos considerados mais populares. A música hoje em dia está muito democrática e pulverizada. Uma única música ganha várias versões, para os mais diversos tipos e gostos...
Aliás, cá entre nós, tem coisa mais INque o Caetano Veloso cantando “Moça” do Wando?
Vamos à set list nacional:
1 - Wave – Tom Jobim
Acho esta canção uma preciosidade da música brasileira. Melodia gostosa e suave, como uma onda branda. Em 1969, Tom Jobim se juntou a Frank Sinatra para uma nova sessão de gravações e "Wave" foi uma das escolhidas. Quem fez a letra em inglês foi o próprio Tom. O interessante é que na tradução para o português, ele resolveu não verter o título original. Por isso ela também é conhecida como "Vou Te Contar".
2 - Como é grande o meu amor por você – Roberto Carlos
Não à toa, Roberto Carlos é considerado Rei. Demorei a entender isso, mas basta se aprofundar na sua extensa obra para compreender esse título. Muito difícil foi eleger a sua melhor. Entre tantas, escolhi esta por ser de uma poesia tamanha e o amor cantado de forma tão esplendorosa. Ai... Quanto amor!
3 – Ainda bem e Não vá embora – Marisa Monte
Depois que Marisa apareceu no Globo de Ouro/TV Globo em 1988 cantando ‘Bem que se quis’, a MPB nunca mais foi a mesma. E pra quem achava que a diva não tinha mais como surpreender positivamente, ela apareceu recentemente com a arrebatadora ‘Ainda bem’. Simples, de extremo bom gosto, uma melodia maravilhosa... Arrebatadora como o amor! Sua voz já perfeita, em ‘Não vá embora’ está melhor ainda; sorte dos apaixonados.
4 - Carinhoso – Pixinguinha
Não por acaso, ocupou o 3º lugar na seleção das maiores músicas brasileiras pela conceituada revista Rolling Stone. Apesar de muitas regravações, a de Orlando Silva (1937) é a mais eloquente. Um clássico. Uma marca registrada do Brasil no exterior.
5 - Escrito nas estrelas – Tetê Spíndola
Esta música é tão, tão, tão sui generis e sua interpretação, idem; que ninguém nunca se atreveu a regravá-la. Feminina. Atemporal. Uma das minhas preferidas.
6 - Êxtase – Guilherme Arantes
Mágica. Psicodélica. Magnífica.
7 - A força do amor – Roupa Nova
Quem é louco de duvidar da força do amor? Música lindaaaaa!!!! Deliciosa para se ouvir,cantar e sentir.
8 – Ainda bem – Vanessa da Mata
Uma das mais apaixonadas declarações que já tive a oportunidade de ler/ouvir. Que paixão. Que poesia. Simplesmente perfeita.
9 - Só tinha de ser com você – Tom Jobim
Belíssima canção. Forte e suave. Inspiradora.
Chico dispensa comentários. Bastam esses olhos azuis e esta voz maravilhosa. A música é só um detalhe, mas tb é uma obra-prima.
P.S.: Se vc se chama Ângela, não deixe fora Ângela, de Raul Seixas. Um rockeiro apaixonado faz proezas e, no caso do gênio Raulzito, saiu esta violenta doçura. Um primor.
Outras boas pedidas: Minha namorada – Vinícius de Moraes; Quando A Gente Ama - Oswaldo Montenegro; Amor Perfeito – Roberto Carlos; Iluminados – Ivan Lins; Primavera – Tim Maia; Céu de Santo Amaro – Caetano Veloso; Se eu não te amasse tanto assim – Ivete Sangalo; Mas I Love You (Pra Ser Feliz) – Raul Seixas.
Gostou da seleção? Deixe sua opinião e indique suas sugestões!
Abraços,
Josevana Bitencourt.
No comments:
Post a Comment